sexta-feira, 1 de julho de 2011

ONG Desafios: contra o preconceito e em defesa dos direitos homossexuais

Organização Não Governamental que pretende se tornar um mecanismo de informação e aproximação entre a comunidade gay e a sociedade.

Diminuir ou eliminar o preconceito, lutar pelos direitos dos homossexuais e aproximar a comunidade deste grupo. Estes são alguns dos objetivos que levaram algumas pessoas a criar em Santa Cruz do Sul a Organização Não Governamental entitulada “Desafios”. A apresentação oficial da ONG a toda a comunidade acontecerá no próximo domingo, às 16 horas, na Rua Assis Brasil, 1089, durante a Assembleia Geral que elegerá a diretoria. O evento é aberto ao público.
A primeira manifestação da ONG Desafios ocorreu na noite do último sábado, 25 de junho, durante a festa da UP, tradicional casa GLS da região sediada em Santa Cruz do Sul. A todo o público foi feita a distribuição de panfletos informativos sobre a ONG e sua criação e, também, alusivos ao Dia Mundial do Orgulho Gay, celebrado dia 28 de junho.
O idealizador da ONG Desafios, Ruben Quintana, acredita este é o momento oportuno para a criação da Organização. “A própria evolução dos tempos está trazendo à tona cada vez mais a necessidade da discussão destas questões por ser uma realidade explícita na atualidade. Não estamos criando a ONG para fazer ‘parada gay’ ou ‘bandeiraços’ na rua. Queremos desmistificar a imagem pejorativa dos homossexuais que parte da sociedade ainda tem e mostrar que eles são seres humanos que tem os mesmos direitos e deveres que os demais”, esclarece.
Quintana ressalta que a ONG Desafios quer ser um canal de comunicação e aproximação entre a sociedade e o público gay. “A ONG pretende se tornar um mecanismo de ligação entre este grupo e a comunidade como um todo, prestando assessoria, tirando dúvidas e fornecendo esclarecimentos, pois contará com o trabalho voluntário de profissionais como advogado, psicóloga, entre outros”, revela.
A ONG Desafios, segundo Quintana, tem como objetivo maior ajudar as pessoas sem promover qualquer tipo de conflito. “Muitos de nós, criadores da ONG, somos constantemente procurados por pessoas solicitando as mais diversas orientações: como agir com a família que não aceita, indicação de advogado ou médico, informações sobre seus direitos, como se portar em caso de discriminação, entre outras. Não queremos causar nenhum tipo de enfrentamento. Nosso objetivo é ajudar as pessoas. Não esqueçamos que os homossexuais não são mais um grupo distante, oculto. São nossos amigos, nossos vizinhos, nossos colegas de trabalho, nossa família”, argumenta.

O TRABALHO DA ONG

De acordo com os criadores da ONG, acreditando na possibilidade de um mundo mais justo, onde as pessoas possam simplesmente ser, a Organização vai lutar pela democratização de políticas públicas governamentais em defesa do público LGBT, promovendo a igualdade social.
Através de atividades como encontros, palestras e debates em escolas, eventos, instituições e grupos, a ONG Desafios quer movimentar a sociedade para o entendimento de que a diversidade exisite e que o ser humano tem que ser respeitado indiscutivelmente. “Com nossos trabalhos não queremos orientar ou motivar as pessoas a ‘andarem por este ou aquele caminho’, mas informar que estes ‘caminhos’ existem e as pessoas devem ser respeitadas por sua identidade sexual”, sintetiza Ruben.
Neste âmbito, conforme os integrantes da ONG, esta quer intensificar a divulgação de informações adequadas sobre a orientação homossexual, lutando contra comportamentos, atitudes e práticas que inviabilizam o exercício da cidadania plena de gays, lésbicas, travestis e transexuais. Além disso, a ONG também pretende conscientizar o maior número de homossexuais da necessidade urgente de lutar por seus plenos direitos de cidadania, fazendo cumprir a Constituição Federal que garante tratamento igualitário a todos os brasileiros.
Para promover este diálogo com a sociedade a ONG buscará parcerias com todos os órgãos, instituições e empresas que se disponibilizarem para a disseminação deste trabalho. “Queremos que a comunidade conheça a ONG e seus objetivos, queremos que as famílias participem dos encontros, compartilhem suas experiências. Buscaremos todas as parcerias possíveis para discutirmos as temáticas pertinentes a homossexualidade com uma visão igualitária entre as pessoas gerando aproximação entre todos os gêneros”, pontua Quintana.
Contatos e maiores informações sobre a ONG Desafios pelo e-mail ongdesafios@gmail.com .

1 comentários:

  1. SOCORRO MEU FILHO FOI PRESO,ATENDE POR MIRELLA,TEM TODO CORPO TRANFORMADO,SO NÃO FEZ MUDANÇA DE SEXO ...POR FAVOR O QUE EU FAÇO??????

    ResponderExcluir