sexta-feira, 27 de julho de 2012

HIV entre Homosexuais


A prevalência da Aids no Brasil se mantém estável, mas o aumento dos casos em grupos específicos, como o de jovens homossexuais,é motivo de preocupação,passando de 24,3 casos por 100 mil habitantes para 26,9.
A prevalência da doença entre os jovens gays de 18 a 24 anos, hoje, é de 4,3%. Segundo a pesquisa, a chance de um rapaz homossexual estar infectado pelo HIV é 13 vezes maior em relação aos jovens em geral.

 O aumento do HIV e DST’s entre homossexuais, muitas vezes de dá devido a um pensamento equivocado, como por exemplo…
“não corro risco de engravidar, então pra que usar camisinha?”
 Como se fosse somente pra isso que serve o preservativo, na verdade o preservativo é a única forma segura de se prevenir contra HIV e DST’s. O que muitas vezes falta são políticas de prevenção, mas não aquelas de panfletos e distribuição de camisinhas, e sim algo mais enérgico como campanhas atraves da mídia. A falta de informação também é algo preocupante, pois em pleno século 21 pessoas acham que HIV é transmitido pelo ar, ou pelo contato físico como abraço e aperto de mão, e então muitos ouvem a seguinte frase:
“todos homosexuais tem HIV, e não deveriam conviver com pessoas sadias”.
 Infelizmente isso só faz aumentar o preconceito com a nossa classe, que todos sabem que ainda é muito grande! A ONG DESAFIOS abraça essa causa, em apoio á homosexuais portadores de HIV.

0 comentários:

Postar um comentário